Bê-á-bá do Git — Parte 1

Pegue sua xícara de café ou chá e vem comigo desvendar o mundo de controle de versões (ou Git para os mais chegados). Esta publicação tem como finalidade ser um guia rápido e objetivo dos principais comandos do Git.

Caroline Attilio
2 min readSep 22, 2020
Foto: https://unsplash.com/@richygreat

“Git”, “commit”, “branch”, “master”… se você leu estas quatro palavras e se perguntou “o que isso quer dizer?”, CALMA! A gente vai aprender juntos o que cada uma significa. Quando eu comecei a me aventurar pelo mundo da tecnologia eu ficava -e as vezes ainda fico- bem confusa com alguns termos utilizados na área. Porém, SEM DESESPERO! Vai dar tudo certo! Aos poucos a onda gigante de informações vai se tornando uma marola em que vamos conseguir surfar e sair dela.

Há um tempo atrás (alguns meros meses) eu nem sabia que Git existia e muito menos para o que servia, entretanto, devido ao trabalho e minha curiosidade pela área este conhecimento tornou-se necessário. Então vamos lá, primeiramente: “o que é Git?”.

Git nada mais é que um sistema de controle de versão. Através do Git podemos desenvolver trabalhos/projetos no qual uma ou mais pessoas podem contribuir ao mesmo tempo. A vantagem de tudo isso é que quando há alguma edição, contribuição, criação de arquivos e afins não haverá risco de todas estas alterações serem sobrescritas, ou seja, o Git permite que o arquivo possa ser editado ao mesmo tempo por pessoas diferentes. Outra vantagem é que ele armazena T-U-D-I-N-H-O: quem alterou, quando foi modificado e o que mudou. Incrível né?!

Principais Comandos

git init

git init

Inicializa um novo repositório na sua máquina local.

git clone

git clone

Clona um repositório existente.

git add

git add

Adiciona um arquivo para poder ser dado um commit e enviar para o repositório.

git add .

Vamos supor que você alterou vários arquivos, ao invés de fazer git add para cada arquivo você pode usar o git add ., o “.” seleciona todos os arquivos.

git commit -m “títulodoseucommit”

git commit -m "títulodoseucommit"

Confirmar as alterações feitas no arquivo = commit.

git status

git status

Exibe como estão as alterações do projeto.

git push

git push

Envia as alterações feitas para o repositório remoto.

git pull

git pull

Atualiza o seu repositório local com a versão mais atualizada do seu repositório remoto.

Isso é tudo, pessoal! Aguarde o próximo post que vem mais uma maré de informações para vocês, vamos aprender juntos mais comandos e o passo-a-passo da ferramenta. Até o próximo Bê-á-bá do Git.

--

--

Caroline Attilio

engineering student | data lover | seamstress in my free time